• Na primeira pessoa
    Montargil Monte Novo Montargil Monte Novo

    Roteiro pelo Alto Alentejo

Roteiro pelo Alto Alentejo

O que fazer, o que visitar e os segredos mais bem guardados da região

Se está a pensar passar uns dias ou umas férias no Alto Alentejo, aproveite para conhecer esta fantástica região do interior do país.

O interior é uma excelente alternativa aos locais mais turísticos e representa uma opção muito apelativa para os viajantes que procuram uma forma de viajar ou passar férias mais sustentável e centrada na natureza e no património histórico e cultural de cada região.

Assim, preparámos uma espécie de roteiro com informação útil e algumas das atividades e locais que os nossos hóspedes mais valorizam, já que na tranquilidade de Montargil e nas redondezas são muitas as atividades e as atrações que merecem ser visitadas.

Montargil, que pertence ao distrito de Portalegre, fica apenas a cerca de hora e meia Lisboa, pelo que não há desculpas para não conhecer ou visitar amiúde este paraíso lusitano, um lugar maravilhoso e ainda quase secreto, para muitos turistas portugueses e estrangeiros.

Por isso, e porque no Alentejo todos os lugares são próximos uns dos outros – basta perguntar a um local e a resposta será sempre a mesma, “isso é já ali” –, preparámos então um roteiro com as principais atrações turísticas que são “já ali” para quem escolhe ficar hospedado no Montargil Monte Novo.

Indicamos-lhe quais os restaurantes a não perder, da gastronomia aos vinhos, muito há para conhecer e apreciar, quais as atividades e desportos que pode fazer na natureza, seja em terra, no ar ou na água, os principais eventos e festivais da região e ainda algumas sugestões especiais para que não lhe escape nada, e para que nos possamos sempre voltar a rever com a mesma curiosidade e entusiasmo independentemente da época do ano.

1. Visitar as cidades e vilas mais próximas

Conhecer Mora

A 20 minutos de Montargil, mas já no distrito de Évora, Mora é um dos pontos para quem segue viagem pela Estrada Nacional 2. Vale a pena dedicar um dia das suas férias para lá ir, pelo rico património histórico e etnográfico, assim como pelas bonitas praias fluviais e passadiços que esta vila alentejana tem para oferecer. Para além do Fluviário de Mora e outros, dos quais falaremos mais à frente.

Visitar Ponte de Sor

Esta cidade, a terceira maior do distrito de Portalegre, fica a menos de 30 minutos de Montargil e é conhecida pela agradável zona ribeirinha, na margem direita da Ribeira do Sor, onde poderá aproveitar a natureza e ficar a conhecer pontos turísticos de interesse, como o Centro de Artes e Cultura ou o Jardim do Campo da Restauração.

Descobrir Coruche

Também a cerca de 30 minutos de Montargil, Coruche, que por sua vez já pertence ao distrito de Santarém, é considerada a capital mundial da cortiça, um elemento natural tão característico da nossa economia e da nossa cultura, onde poderá conhecer e visitar o Observatório do Sobreiro e da Cortiça ou ainda fazer um batismo de voo de balão de ar quente, por exemplo.

2. Saborear a gastronomia local

Os turistas, portugueses e estrangeiros, escolhem o Alentejo para passar férias ou fins de semana também pela rica gastronomia que a região oferece.

As tradicionais migas, a carne, os enchidos, o pão, os queijos, o bacalhau e as ervas aromáticas são elementos que caracterizam a gastronomia alentejana, assim como o azeite e o vinho são produtos muito característicos da região.

Deixamos-lhe uma lista de restaurantes próximos que pode experimentar, todos conhecidos pelos pratos tradicionais e vinhos da região.

Restaurantes em Montargil

O restaurante do Montargil Monte Novo
Montes de Argila
Retiro do Mocho
O Alves
O Tropical
Fábrica do Arroz

Restaurantes em Mora

A Tasca do Gigante
Afonso

Restaurantes em Ponte de Sor

Quadrifonia
Petisqueira Alentejana
Restaurante Olivença
O Padeiro

3. Aproveitar a natureza e a barragem de Montargil

Desportos náuticos e observação de espécies

A barragem é um enorme espelho de água que reflete a beleza natural da região, onde se destacam as margens de areia fina que resultam em pequenas praias fluviais que são ponto de partida para a prática de diversos desportos náuticos, desde a vela ao wakeboard, canoagem ou jet-ski.

Aqui, pode aproveitar também para observar várias espécies de aves que o vão brindar com a sua beleza e voos sobre a barragem. Para além disso, se ficar hospedado no Montargil Monte Novo não precisa de sair da herdade, para ter acesso à barragem basta dirigir-se ao ancoradouro, através dos caminhos da propriedade, onde poderá deixar amarrada a sua embarcação. Consulte-nos para mais informações sobre as atividades náuticas e preçário do ancoradouro para hóspedes.

Voar num balão de ar quente

Em Coruche, mesmo ao lado de Mora, a menos de 30 minutos da herdade do Montargil Monte Novo, pode experimentar voar num balão de ar quente ou participar no Festival Internacional de Balonismo, que se realiza todos os anos sobre as lezírias ribatejanas, e assim entrar por momentos na já conhecida e surreal paisagem da Capadócia, na Turquia, sem sair de Portugal.

Conhecer o Parque Ecológico do Gameiro

A apenas 14 minutos do Montargil Monte Novo, é no Açude do Gameio, no Rio Raia, que encontra este parque de referência, o Parque Ecológico do Gameiro, com uma diversidade de atrações e infraestruturas disponíveis, onde se inserem o Fluviário de Mora, o parque de arborismo, destinado à prática de atividades radicais, e o passadiço em madeira, ao longo de 1.5 km da Ribeira Raia (3 km ida e volta).

Passear a cavalo pelas margens da barragem

É sempre um momento especial, mas junto às margens da barragem de Montargil, torna-se ainda mais bonito passear a cavalo. Se é amante da natureza e de animais ou quer surpreender alguém que ama, este é o programa perfeito e apenas a 30 minutos de carro da herdade do Montargil Monte Novo.

Descansar no Jardim do Campo da Restauração

Em Ponte de Sor, também a cerca de 30 minutos da herdade, este jardim é um ponto de paragem obrigatória, assim como o Parque da Marginal de Ponte de Sor, pela sua amplitude, com espaços divididos entre a zona ribeirinha e o jardim tradicional, uma zona relvada, bancos para descansar e ainda algumas infraestruturas para a prática de desportos radicais.

Brincar no Oásis Parque Aquático

A meia hora de caminho do Montargil Monte Novo, em Galveias, encontra o Oásis Parque, um parque aquático que faz as delícias dos visitantes e que é muito procurado nos meses de verão. Conta com uma piscina principal, uma zona de lago para as crianças e um relvado com sombras naturais e chapéus de colmo. Tem ainda uma piscina destinada exclusivamente aos dois escorregas, sendo um aberto e mais extenso e o outro completamente fechado, mais alto e mais rápido.

Pedalar na ecopista de Mora

Para quem gosta de natureza e desporto, mas não é amante de atividades náuticas, a Ecopista do Ramal de Mora, a uma hora da propriedade, é a solução ideal. Este percurso, de 20 kms, encontra-se no antigo traçado da linha férrea que ligava Évora e Mora e pode ser feito a pé ou de bicicleta, enquanto desfruta da bonita paisagem proporcionada pela planície alentejana. Para conhecer melhor esta e outras ecopistas, não deixe de consultar o Plano Nacional de Ecopistas da IP Património.

4. Descobrir os principais pontos culturais e turísticos

Ver o maior mosaico de cortiça do mundo

Ponte de Sor pertence ao Guinness World Records desde 2014, após ter lançado o desafio ao artista albanês Saimir Strati – o mestre do mosaico, detentor de vários recordes do Guinness – de construir no Centro de Artes e Cultura, o maior mosaico do mundo feito com rolhas de cortiça. O desafio resultou na construção de um mosaico com 157.12 m2, com cerca de 400 mil rolhas. Por isso, recomendamos a visita. É “já ali”, a apenas 20 minutos da herdade.

Visitar o Centro Cultural de Montargil

A um minuto de carro ou a 15 minutos a pé do Montargil Monte Novo, este é um local dedicado a espetáculos e eventos, como sessões de cinema todos os sábados e momentos musicais às sextas-feiras. Há também espaços de leitura e uma sala dedicada a exposições. Uma ótima opção para um passeio a pé fora da herdade ou uma sessão de cinema depois de jantar.

Conhecer as espécies do Fluviário de Mora

"Já ali", a 15 minutos de carro do Montargil Monte Novo, fica o Fluviário de Mora, um aquário público dedicado aos ecossistemas de água doce, que é também um local de sensibilização para cuidarmos desses ecossistemas que albergam uma enorme diversidade de espécies. Aqui, será possível conhecer dezenas de espécies, num passeio divertido e educativo. O Fluviário fica no Parque Ecológico do Gameiro e está aberto todo o ano.

Visitar o Museu Interativo do Megalitismo

A escassos quilómetros do Fluviário de Mora, localizado praticamente no centro da vila, fica também o Museu Interativo do Megalitismo, que é único em Portugal e resulta do vasto e rico património megalítico existente no concelho. Construído pela autarquia, o museu integra a antiga Estação de Mora e dois novos edifícios do núcleo museológico, com direito a espaços de lazer e cafetaria.

Fazer percursos na natureza

A Rede de Percursos em Natureza - Alentejo Feel Nature é uma rede exclusiva do Alto Alentejo e promete ser uma experiência inesquecível. Foi promovida pela CIMAA, através do envolvimento de 15 municípios, no âmbito da iniciativa PROVERE InMOTION - Alentejo, Turismo e Sustentabilidade, procurando, desta forma, promover e valorizar o património natural existente, transformando-o num vetor de desenvolvimento e possibilitando o seu conhecimento pela generalidade do público. Aconselhamos conhecer todos os percursos e a seguir as sugestões antes de partir.

Conhecer o Clube de Vela e Canoagem

O Clube de Vela e Canoagem de Montargil, com vários cursos disponíveis para adultos e crianças, eventos, música, passeios e muitas outras atividades, tem como objetivo incentivar e apoiar a prática de desporto. Seja através de um batismo de vela ou de um passeio de canoa, são várias as atividades que pode experimentar a poucos metros de distância do Montargil Monte Novo.

Ver os aviões no Aeródromo Municipal de Ponte de Sor 

Ponto de referência para a cidade, o Aeródromo Municipal de Ponte de Sor é uma infraestrutura pública e de utilização pública, com uma extensão de pista de 1800 m onde podem operar aeronaves até ao Airbus A320 ou Boeing 737. É aqui que está instalada a sede dos meios aéreos da Autoridade Nacional da Proteção Civil e, através do Aero Club de Portugal, pode voar num planador. Mesmo que não queira voar, pode ir apenas para ver os aviões. Fica a 15 minutos da herdade do Montargil Monte Novo, é “já ali”.

Ir ao cinema ou ao teatro em Ponte de Sor

Com mais de 20 anos de história, e a cerca de 30 minutos da herdade, fica o Teatro-cinema de Ponte de Sor, a principal sala de espetáculos da cidade, com uma qualidade de imagem excelente e um surround perfeito, digno de qualquer uma das grandes salas de cinema do país. Este espaço, com 388 lugares sentados, é também palco para muitos eventos culturais. Pode consultar aqui a agenda e os filmes em cartaz.

Visitar o Observatório do Sobreiro e da Cortiça

Localizado em Coruche, o Observatório do Sobreiro e da Cortiça, a cerca de 30 minutos do Montargil Monte Novo, "é um edifício provocador", desenhado pelo arquiteto Manuel Couceiro, com o intuito de "criar uma orgânica que remeta para a metáfora do sobreiro enquanto elemento vivo". Revestido a cortiça, conta com um auditório para eventos e conferências e ganhou vários prémios nacionais. Está aberto diariamente ao público e merece muito a visita.

5. Conviver nas festas e festivais mais emblemáticos

Dançar no Andanças

O festival Andanças promove a música e dança popular enquanto principal meio de aprendizagem e intercâmbio entre gerações e culturas. Com espetáculos de danças tradicionais, de Portugal e do mundo, o evento que acontece decorre em Reguengos de Monsaraz tem em conta a recuperação de tradições musicais e coreográficas, aliando-as a elementos mais contemporâneos.

Assistir a um concerto de Cante Alentejano, Fado e Flamenco numa seara alentejana, com o pôr do sol como pano de fundo

Seguindo pela N2, um pouco mais a sul, na vila alentejana de Cabrela, a uma hora do Montargil Monte Novo, nasce a primeira edição do Alentejo World Heritage Festival que privilegia o cante alentejano, o fado e o flamenco. Se dúvidas houvesse, esta será a melhor forma de conhecer parte da cultura alentejana, através da música, uma vez que estes estilos são considerados verdadeiras heranças musicais da Península Ibérica, já reconhecidas como Património Cultural Imaterial da Humanidade pela UNESCO.

Participar da Concentração Motard de Ponte de Sor

A Concentração Motard de Ponte de Sor é um evento que tem vindo a assumir cada vez mais relevância para a região, sendo a Zona Ribeirinha o epicentro para a chegada de milhares de pessoas de todas as zonas do país e do estrangeiro, neste que é um programa de espetáculos e atividades para os amantes das duas rodas. A Concentração Motard é uma organização do Matuzas Ponte de Sor com o apoio do Município de Ponte de Sor. É caracterizado pela comida, música, atividades e a hospitalidade característica da região. Viaje de mota ou de carro, é um evento a não perder.

Conhecer ou participar do Festival de Música Júnior

Considerado o maior estágio de verão do país, o Festival de Música Júnior proporciona a mais de 350 estudantes, oriundos das melhores escolas de música nacionais e internacionais, 9 dias de intensa atividade musical, liderada por um coletivo de 35 professores e 3 maestros. Este evento anual, que tem vindo a assumir um papel incontornável na formação de jovens estudantes, realiza-se no concelho de Ponte de Sor e o convite estende-se a toda a família para passar férias no decorrer do Festival, usufruindo dos alojamentos e do potencial turístico da região.

Viver as Festas da Cidade

As festas levam muitos turistas à Zona Ribeirinha de Ponte de Sor e são o ponto de referência para quem quer apreciar a boa gastronomia alentejana, assim como conhecer os principais produtos regionais. As Festas da Cidade de Ponte de Sor ocorrem todos os anos em julho, durante cinco dias, e contam com nomes como Cuca Roseta, Marisa Liz ou Bárbara Bandeira no cartaz.

Assistir ao FestiFolk

O FestiFolk é um festival internacional de folclore que todos os anos reúne grupos de dançarinos de sete países diferentes, representando três continentes. O evento é organizado pelo Rancho Folclórico da Casa do Povo de Ponte de Sor em parceria com o Município de Ponte de Sor e as Juntas de Freguesia do concelho. 

Ir às Festas de Montargil

As Festas Populares de Montargil são um evento anual que ocorre no último fim de semana de agosto e é marcado por tasquinhas ao ar livre e vários momentos musicais que prometem animar fregueses e visitantes a partir do Anfiteatro do Laranjal.

Dançar no ZNA Gathering

Este festival internacional de música trance decorre na barragem de Montargil, num evento que alia a música à natureza. O ZNA Gathering é um festival bienal e a próxima edição decorre de 14 a 21 de julho de 2024. Um É um dos festivais mais exclusivos de trance psicadélico do mundo, a A não perder, em Montargil.

Desfrutar do Portalegre Jazzfest

O Portalegre Jazzfest – Festival Internacional de Jazz de Portalegre, um dos mais conceituados festivais de jazz do país, decorre na cidade de Portalegre, com programação em vários espaços, e alia a música a provas de vinhos e de produtos regionais. Um já conhecido ponto de encontro cultural para pessoas de todo o país para um fim de semana gastro-turístico-musical.

6. Como é ficar alojado no Montargil Monte Novo

Agente oficial da Rota da Nacional 2, a estrada nacional mais emblemática do país, o Montargil Monte Novo alia a tranquilidade do Alentejo à natureza calma das águas da barragem de Montargil, à qual tem acesso direto e privilegiado, bastando descer até ao ancoradouro pelos caminhos da herdade. A partir daí, do ancoradouro, onde podem atracar pequenas e médias embarcações, poderá praticar vários desportos aquáticos tão característicos na região, seja dar um passeio de barco ou de canoa ou, se preferir, andar de jet ski ou de mota de água.

Um alojamento local de excelência, onde pode optar por ficar num quarto do edifício principal ou escolher uma moradia com piscina privativa, o Montargil Monte Novo é ideal para ficar a conhecer os produtos locais e experimentar deliciosas receitas alentejanas. Com vista panorâmica sobre a barragem, o restaurante da herdade serve refeições para hóspedes e também para quem está só de passagem. Seja ao almoço ou para o jantar, o restaurante apresenta um menu variado, com assinatura do chef Miguel Varela, com pratos típicos reinventados que prometem não deixar ninguém indiferente.

Pronto para as suas férias?

Depois deste guia completo de locais para visitar e atividades para fazer na região, difícil será escolher por onde começar. Como vê, seja para um fim de semana ou para umas férias mais prolongadas, Montargil é o destino certo para si.

Caso prefira não fazer nada e simplesmente descansar, aproveite a herdade do Montargil Monte Novo para ler um livro no jardim da sua moradia, dar um revigorante mergulho na sua piscina privativa ou simplesmente apreciar a natureza e o pôr do sol sobre a barragem.

Se, pelo contrário, gosta de passear e explorar o que a região tem para lhe oferecer, para além das sugestões que acabou de ler, fique a conhecer as várias experiências que preparámos a pensar em si, desde as provas de vinhos com visita ao Monte da Raposinha, aos jantares românticos para celebrar uma ocasião especial. Temos de tudo para tornar os seus dias memoráveis no Montargil Monte Novo.

Para mais informações e reservas, contacte-nos:
montargilmontenovo.pt
+351 915 347 236
bookings@montargilmontenovo.pt
Siga-nos também no Instagram @montargilmontenovo

 



Para mais informações, contacte-nos.
+351 915 347 236
bookings@montargilmontenovo.pt